A dieta cetogênica é buscada por pessoas que querem emagrecer e perder a maior quantidade de gordura em um período curto de tempo.
A ideia geral é que você vai comer gordura para queimar gordura.
Explicando - O corpo para transformar a gordura em energia tem que trabalhar mais do que na conversão do carboidrato em energia, assim já ocorrendo um gasto calórico maior. O nosso corpo é muito esperto e como nós brasileiros, ele gosta das coisas mais fáceis e rápidas, preferindo então o carboidrato, pois o mesmo dá mais energia e transformá-lo em glicose e glicogênio é bem mais simples que os corpos cetônicos da gordura. Como a dieta cetogênica é de baixo consumo de carboidratos, seu organismo rapidamente gasta a glicose das correntes sanguíneas e as reservas de glicogênio presentes nas fibras musculares e no fígado.
Como nosso corpo não pode ficar sem energia, ele vai começar a produzir os corpos cetônicos, tanto das gorduras acumuladas como das ingeridas e na dieta o corpo entra em cetose mais ou menos a partir do 3 dia de consumo reduzido em carboidratos. É por isso que a dieta é chamada de cetogênica.
Esse tipo de dieta não tem muitas regras, contagem de calorias e os nutricionistas que apoiam esse tipo de alimentação na maioria das vezes falam para você comer apenas quando sentir fome, assim já quebrando aquele paradigma de ter que comer de três em três horas.
Uma coisa muito importante, se você se interessou, procure um profissional pois qualquer dieta implica com uma serie de outras coisas. Essa citada hoje, feita de qualquer jeito, pode trazer problemas graves a sua saúde e não é isso que queremos né?
Eu não sou nenhuma profissional da área e as informações a seguir são apenas informativas. Caso queira seguir qualquer possível dica, fique sabendo que você está colocando sua própria conta em risco. Não me responsabilizo por qualquer problema que você vier a ter se utilizar o conteúdo aqui escrito de forma irresponsável.
Continuando... A dieta então, resumidamente, se baseia no consumo elevado de gorduras, médio de proteínas e baixíssimo em carboidratos ( mais ou menos entre 20 a 50 gramas).
É recomendável o consumo de muita água e nessa dieta tem muitos alimentos que são restringidos ou totalmente cortados então é bom fazer uma suplementação de vitaminas.
Não é por que a dieta não tem muitas regras que seja uma festa da jaca. Independentemente de qualquer dieta que você for fazer, ela tem que ter um défice de calorias para ocorrer a perca de peso. Muitas vezes você vai ler por ai a seguinte frase "Pode comer a vontade", mas não se engane, isso só significa que aquele alimento não tem restrições na sua dieta e não que você vai poder comer 20 quilos que vai emagrecer. Lembre-se: TUDO EM EXCESSO FAZ MAL!!!
Outras coisas importantes são:
- Você já tem muito pouco carboidrato para consumir no dia, então sempre opte pelo mais saudável e natural.
- Evite alimentos industrializados, eles contem muito sódio.
- Esqueça açúcar refinado. (esse é o mais difícil na minha opinião, pois implica no corte daqueles docinhos que tanto amamos)
- Vontade de comer um chocolate? escolha um 85% cacau. Parece loucura, mas depois de uns 3/4 dias sem o uso do açúcar, seu paladar vai ficar mais apurado e você vai conseguir achar o açúcar até nesse chocolate.
- Tenha sempre um acompanhamento médico!!!
- As gorduras saturadas tem que ser evitadas por causa do colesterol ruim, então não vai pensando que você vai sair comendo aquele bife frito no óleo. Escolha sempre as gorduras boas!
- Evite alimentos com alto índice glicêmico , pois facilmente elas te tiram do estado de cetose.
- Cuidado com a prática de atividades físicas muito pesadas, lembre-se que seu compro vai demorar mais tempo para produzir energia.Você pode passar mal.
- Caso você frequente uma academia ou pratique algum esporte, nos dias de treino mais pesados é bom fazer uma reposição de glicogênio, então ingira mais carboidratos nesses dias.
- Refrigerantes 0 açúcar e 0 carboidratos pode? Na minha humilde opinião, NÃO. É simples. Não adianta você fazer a dieta e continuar com os mesmos hábitos alimentares de antes, por que quando o período de dieta passar, você vai engordar tudo aquilo que você suou para perder. Então sempre atrele a dieta com uma reeducação alimentar. Dieta só é uma ferramenta para você alcançar seus objetivos de forma mais rápida.
Por fim, nos primeiros dias de dieta você pode sentir uma serie de "efeitos colaterais" como dores de cabeça, cansaço, enjoo... E é normal, pois você está trocando a fonte de energia do seu corpo. No começo, também você pode notar uma perca de peso rápida e na continuidade da dieta essa quantidade vai diminuído gradativamente, mas não se desmotive e continue firme e forte, pois nos primeiro quilos mais da metade vai ser da retenção de líquidos. No fim, vai ter valido super a pena.
Pela minha experiência, posso afirmar que essa dieta funciona!
Por hoje é isso, espero ter trago uma boa quantidade de informações e que eu tenha sido clara o suficiente.
Um forte e caloroso abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário